segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os Filhos Crescem!

Os Filhos Crescem!

O percurso da educação de um filho (a), vai muito além da simples vontade e do amor que sentimos por eles.

Quando bebês, admiramos e nos esforçamos para perceber cada gesto, dor e/ou qualquer outro sentido apresentado por eles ao qual não poderíamos decifrar.

Junto a esse emaranhado de detalhes e também muita curtição, torcemos para que logo eles possam andar, falar, se expressar, enfim, que eles possam se tornar independentes.

Aí, eles crescem, passam pela fase da inocência, da total admiração por nós (nesse momento nos tornamos seus verdadeiros heróis), até que sem que nos demos conta, chegam à adolescência, nesse momento notamos que parte de nossas expectativas, deram lugar a um confuso e perturbador comportamento, onde unem, intolerância, radicalismo, desrespeito e imprudência.,

Nesse momento lutamos feitos loucos, sempre focados na importância de poder oferecer tudo de melhor para eles.

Mas aí, parece ser tarde demais, tudo já se transformou involuntariamente, deixando-nos perplexos e confusos em relação a nossa conduta de educadores.

O que fizemos não valeu a pena?

As noites de sono que perdemos tentando sanar um simples choro, os esforços contínuos para atender um pedido muitas das vezes sem grande importância, as horas á fora que nos dedicamos a orientá-los, o amor incondicional formado para aquele ser, o que ficou disso tudo?

Será que nossos esforços não foram o suficiente? Será que o que fizemos teve importância para a vida deles?

Serão estas as perguntas que farão eternamente parte de nossas vidas?

O que fazer agora que perdemos o controle sobre eles? Agora são praticamente adultos, sendo maiores de 18 anos, tem seus direitos garantidos de ir e vir, porém, sabemos que ainda são imaturos! Sabemos que a vida ainda tem muito que lhes ensinar! Mas não perdemos o medo de nos depararmos com uma terrível e constante estatística.

Não queremos isso! Queremos ser felizes sempre lado a lado de nossos filhos, com a certeza de o que fizemos valeu a pena para seu futuro.

Marcos Angelo