segunda-feira, 12 de julho de 2010

Ídolo na defensiva

Ídolo na defensiva (Ficha limpa para esportistas).

Caros leitores amigos, é com grande tristeza que escrevo essa mensagem, pois se trata de um episódio lamentável onde muito estranhamente nos deparamos com uma notícia inusitada, envolvendo um jogador de futebol de um clube de grande expressão do Rio de Janeiro. Não tenho intenção de passar sensacionalismo com essa postagem, muito menos hipocrisia, quero apenas chamar atenção de todos para a falta de preparo de uma pessoa que mesmo tendo tido a grande oportunidade da vida, desperdiçou por sua falta de estrutura emocional e más companhias.

Como acredito na extração do melhor conteúdo do conhecimento tirado de uma experiência alheia, acredito que esse episódio, mesmo estando no grupo do lamentável, possa vir a nos despertar para analisarmos e orientarmos nossos filhos, amigos e parentes, do perigo que corremos com as ciladas da vida.

Trata-se do goleiro Bruno, jogador de grande expressão do time do Flamengo. Mesmo existindo a rivalidade entre os demais clubes, esse caso se colocou a parte, se destacando por suas riquezas de crueldade e motivo fútil. O mundo se uniu em um só pensamento, a exclusão de um ídolo. Todos os torcedores, sejam eles Flamenguistas ou não (eu sou Fluminense), ficamos apáticos com tamanha estranheza de atitude e frieza. Os demais clubes recolheram aquele grito da garganta, que tanto nos acompanham para encarnar em um episódio inusitado que muitas vezes acontece com jogadores. Trocamos o grito de chacota, para o silêncio lamentável. Ficamos congelados, sem saber se criticamos, crucificamos, lamentamos ou simplesmente ignoramos por se tratar de uma história fora do aceitável em nosso mundo.

Eu desafio você leitor a pensar comigo, que seria desse rapaz se não tivesse a oportunidade que teve no mundo do futebol? Que seria desse rapaz se um dedo lá de cima não o apontasse, escolhendo-o para uma oportunidade fantástica e única, de se tornar ídolo de uma grande torcida, cercado de carinho por todos. Vindo de uma família humilde, sem recursos e já com uma história triste de seu passado, esse jovem de 25 anos ultrapassou todos os limites das dificuldades até chegar ao topo do sucesso, para depois despencar ladeira abaixo, se resumindo em algo tão pouco que não temos nem mesmo o trejeito de nomear.

Quero que todos se permitam a fechar os olhos por alguns segundos e então se perguntarem, o que levou esse rapaz a cometer tamanha crueldade, independentemente de sua participação. O que fez esse rapaz que teve a oportunidade de um futuro brilhante em suas mãos, desperdiçar tudo por uma inútil sensação de não estar mais sendo importunado por aquela jovem, que assim como ele, também vivia o tormento do despreparo. Ela errou? Ele errou? Sim eu diria que todos nós erramos, mas o bom senso e o limite do erro devem ser respeitados por todos, e para os que não o respeitam, pagam por seus erros, sem pena e piedade, mas acredito que, em algum momento de reflexão, ele possa se arrepender e com isso passar a crescer, pois o exemplo dele ficará e com ele (o exemplo), nós possamos fortalecer nossos filhos e entes-queridos para a importância da preparação da vida.

Eu gostaria que esse episódio não pudesse passar em branco, pois em alguns meses esse rapaz será esquecido por nós, será mais um de uma péssima estatística de criminosos que com seu gesto mal pensado, ultrapassou o limite da normalidade. Que os clubes de todo Brasil possam unir forças, já que formam não só atletas para gerar recursos, mas também com a responsabilidade de formar ídolos que são formadores de opinião, que influenciam nossos filhos, que entram em nossas casas através de uma tela de televisão ou de um álbum de figurinhas, mas são exemplos de algo que uma criança admira e passa a ser perigoso por suas atitudes nem sempre plausíveis. Peço aos dirigentes de clubes, que analisem a possibilidade de “ficha limpa para um esportista”, pois assim, crianças de poucos recursos, possam ter em mente o foco do bem, com a esperança e determinação da vitória vindo do bem. E nossos filhos, direcionados para esse caminho ou não, possam olhar para tela da televisão com a certeza de que seu ídolo se manterá intacto até que seu álbum de figurinhas fique velho.

Muita luz para todos,
Marcos Angelo

terça-feira, 6 de julho de 2010

Foco

Foco

Uma das ações mais importantes para nosso crescimento é formada pela determinação em nosso foco. Devemos ter muita disciplina nesse quesito que com toda certeza nos lavará as realizações de nossos objetivos.

Vivemos um mundo de desafios e seduções (distrações de pensamentos), onde quem vence é sempre aquele que não perde o foco em seus objetivos. Temos um exemplo vivo neste ano de 2010 que é a Copa do Mundo, a seleção Brasileira iniciou essa competição desacreditada por muitos, em sua segunda partida, conquistou a confiança de todos (ou quase todos), e no último jogo, após um primeiro tempo convincente, entrou para o segundo tempo da partida com o peso da responsabilidade, ao tomar um gol, desestruturou completamente seus estados emocionais, não conseguindo mais focar seus objetivos com excelência.

Para entendermos melhor nossa cabeça, temos que meditar pelo menos meia hora por dia, seja em seu quarto, embaixo do chuveiro, ou em qualquer lugar de sua preferência, reserve meia hora por dia para analisar o que sua intuição está te dizendo. Ouça-a de maneira que você possa perceber o quanto sua mente é brilhante e fascinante, pois não nos damos conta o quanto nosso cérebro pode nos ajudar, simplesmente ouvindo-o.

Todos nós somos extremamente inteligentes, a capacidade de superação que obtemos é extremamente fascinante, a diferença de uma pessoa para outra está simplesmente em saber ou não utilizar a força do pensamento positivo.

Crie em você uma proteção imaginária, onde te levará ao sucesso de suas conquistas. Acredite em você! Posicione-se sempre de forma positiva e determinada. Elabore planos de ações em prol de seus objetivos. Se errar na primeira tentativa, tente a segunda, se errar na segunda, tente a terceira e assim por diante até acertar! Não desista nunca de seus objetivos. Eles estão reservados para você! Seus sonhos te pertencem, ninguém sonha por você! Cuide de aperfeiçoá-los e materializá-los. Acredite nessa possibilidade e verás que tudo na vida é possível. Se você quer resultados diferentes, faça diferente! Se continuar fazendo as mesmas coisas, continuará obtendo sempre os mesmos resultados. Se você acha que pode, você pode! Se você acha que não pode, você também estará certo! Somos o que pensamos! Pense sempre positivo e mude sua vida! Valorize seus momentos!

Energia positiva para todos,
Marcos Angelo