sexta-feira, 18 de junho de 2010

Superação

Superação

Somos submetidos a todo o momento a provações. Nossa vida é promovida por turbulências que muitas vezes questionamos suas origens. Em muitos momentos se faz necessário retroagirmos para que não tenhamos maiores decepções diante de tamanhas surpresas que a vida nos proporciona.

Tudo isso tem uma explicação, por mais que procuramos respostas, mais confusos ficamos. As buscas por explicações muitas vezes são confortadas pela crença religiosa, que terão de ser sustentadas por nossa força de vontade, determinação e senso de superação diante tantos acontecimentos. Onde procurar isso? Como manter acesa nossa fé? Como manter nossa serenidade ao ponto de obter total equilíbrio emocional? Pois não basta ter fé sem equilíbrio emocional que a sustente!

Somos movidos por sentimentos que podem se apresentar negativos ou positivos, depende da estrutura emocional de cada um. Eu, Marcos Angelo, tenho minha opinião formada com base em meus conhecimentos adquiridos pelo aprendizado de minha vida. Penso que, somos o que acreditamos ser! Se você acha que pode, você pode! Se você acha que não pode, você também estará certo! Somos o que pensamos.

As dificuldades que muitos trazem para vida, muitas vezes são dificuldades de desprendimento de momentos vividos na infância. Somos um espelho de emoções, onde quem reflete mais, sempre são os sentimentos de maiores impactos em nossa vida.

Como saber se estamos presos em nosso passado? Como desprender disso?

Respostas,

Baseado em meus conhecimentos, que naturalmente podem e devem ser contestados por pessoas que pensam diferente de mim, ou até mesmo, tiveram outros aprendizados (fiquem a vontade para exporem suas opiniões nos depoimentos, pois interagir é acrescentar novos conhecimentos), eu acredito que:
Vivemos em um mundo onde a busca natural de cada um é baseada na evolução. Nosso destino é a procura da proximidade da perfeição. O modelo da perfeição está no comportamento emocional de cada um. Devemos ser amáveis, gentis, solidários, doadores da bondade, tudo isso usando a afabilidade de um bom caráter. Devemos excluir de nossos sentimentos a inveja, a tristeza, a maldade, o desrespeito ao próximo, à falsidade, e tudo mais que esteja do lado negativo da vida. Fácil fazer isso não é, mas devemos ter muita determinação para que isso possa estar presente em nossas vidas.

Temos que acordar todos os dias e agradecer por mais uma oportunidade de estarmos vivos para buscar a difícil tarefa do aperfeiçoamento emocional. Costumamos devolver uma falta de sutileza com a mesma moeda, quando o troco deveria ser o desprezo, seguido de bons exemplos de condutas, para que a outra parte perceba através de suas ações que, você foi superior em ignorar seus despreparos.

Devemos absorver o maior número de sentimentos positivos, agregando para nossa vida tudo que possa acrescentar bons fluídos em nosso redor. Devemos ter disciplina, pois a moderação é um dos fatores mais perfeitos em busca de nossos ideais. Devemos olhar pra frente sem deixar de colher os aprendizados que ficaram para trás. Devemos nos comprometer conosco na responsabilidade que a vida nos impõe, fazendo de nós, ferramentas de superações ao ponto de transmitir ás outras pessoas o bem em troca do amor.

Amem mais!
O amigo de sempre,
Marcos Angelo

3 comentários:

Gui disse...

Acho que este texto diz tudo, o mundo seria bem melhor com um pouco mais de doação de solidariedade, de afeto entre outras coisas. A vida seria mais fácil. O mundo hoje, é muito competitivo, o que torna as pessoas egocêntricas, e se esquecem que ali do seu lado tem um semelhante seu com as mesmas necessidades que elas têm. Falta companheirismo e camaradagem entre a maioria delas.
Parabéns pelo seu texto! É uma ótima reflexão.

Anônimo disse...

Olá!
Somos frutos da criação de nossos pais.Mesmo que não seja o modelo de perfeição,na fase adulta é o momento em que estamos de cara com a realidade de fato.Noto que quando as pessoas estão bem em todos os setores,não tem a preocupação com o outro,parece que somos descartávéis.Seria simples se pensassem:" Como gostaria de ser tratado?" Acho o mais dificil é ter o domínio de nossas emoções.Que gera o pensamento ,que se materializa e por aí vai.Devemos manter muita alegria na alma e ajudar sempre.Há tantos desencontros,parece que diálogo é uma coisa que deixou de existir.
Você escreve muito bem,de forma que suas colocações nos faz refletir profundamente.Mas,nunca é tarde pra mudar!
Ana Paula Costa

Ana Paula Costa disse...

Oi!
Li novamente...Vejo o quanto é importante querer mudar e pra melhor! Fixar atenta aos sinais...
Sempre teremos obstáculos.E devemos agir de forma positiva. Estou feliz,porque postei um comentário acima e em 2 meses,quanta diferença!!
Seus textos têm qualidade,escreve de forma clara e me faz refletir..estou em total transmutação.
Por favor,continue postando mais textos!
Obrigada!

Postar um comentário