domingo, 4 de março de 2012

Elogiar é necessário




Olá queridos(as) amigos(as), essa postagem fala da importância do bom senso e da naturalidade de um elogio, transformando um simples momento, em um poderoso instante mágico.

Antes de iniciarmos o texto "Elogiar é necessário", quero mais uma vez agradecer o carinho e confiança que todos depositam em mim, fazendo-me avançar em ritmo frenético o número de seguidores em meu twitter, ultrapassando a marca de 34.000 seguidores nesta semana.

Bom, vamos ao texto de hoje, "Elogiar é necessário".

Em toda minha vida, jamais perdi a maior riqueza que carrego comigo que é, nunca perder a chance de elogiar as pessoas! Sempre considerei de grande importância o elogio... O elogio faz com que a pessoa elogiada melhore sua autoestima, transformando aquela simples atitude em um momento mágico!

Freqüentemente faço uso desse "dispositivo natural" do elogio, que algumas vezes é confundido por pessoas (que acredito não fazerem parte deste seleto time do bom senso), ultrapassando a barreira da naturalidade, confundindo um simples elogio, por uma "cantada" (paquera) ou coisa parecida.

Recentemente estive no Shopping Nova América, acompanhado da minha esposa, era um dia em que o ar condicionado do shopping não estava funcionando, para ser mais preciso, isso foi no dia 29/02 deste ano. Ao entrar na loja Chifon, percebi que havia uma funcionária que carregava consigo, um lindo par de olhos verdes! Com a naturalidade daquele momento, elogiei seus olhos... Imediatamente ela (a funcionária), olhou para minha esposa, deixando parecer ter recebido uma "cantada". Ao perceber que minha esposa (que já me conhece muito bem), não havia manifestado desconforto com o natural elogio, a funcionária abriu um sorriso "amarelo", um dos mais feios que eu já vi nos últimos tempos! Não havia nada de errado com os dentes da menina, mas a sua falta de bom senso a fez perder o brilho dos seus olhos (espero que a atitude daquela funcionária, tenha sido pelo desconforto da falta do ar condicionado).

Coincidentemente ao sair daquele shopping, fui pagar o estacionamento, o rapaz do caixa tinha o mesmo par de olhos que a menina carregava! Neste momento, mesmo surpreso e desconfortável com o constrangimento na loja Chifon, elogiei os olhos do rapaz, que apresentou um imediato sorriso de agradecimento, fazendo-me sair daquele shopping finalmente com a sensação de que elogiar ainda vale a pena!

Eu fiz questão de contar essa passagem recente, para que vocês possam notar a importância de encarar as pessoas de forma natural, até que algo seja realmente explícito de forma deselegante ou simplesmente com um gesto amoroso.

Com os meus elogios, já fiz vendedoras se tornarem gerentes, balconistas receberem elogios de seus patrões, pessoas tristes se alegrarem, e muitas alegrias nesse mundo do elogio.

Uma pessoa elogiada torna-se valorizada (desde que tenha bom senso), fazendo do seu mundo, um mundo melhor!

Um elogio aumenta a autoestima, fazendo com que melhoremos nossas ações em prol de mais e mais elogios.

Um regime por exemplo, mantém-se ativo com sessões de elogios! A melhor palavra de incentivo que podemos dar a uma pessoa em processo de emagrecimento, é falando que ela está ficando elegante!

Bom, enquanto houver um time positivo de pessoas que fazem da vida dos outros, uma vida melhor... Haverá um time de favorecidos, que um dia com certeza farão o mesmo com pessoas alheias.

Vamos deixar o mundo mais bonito, com elogios que possam engrandecer ainda mais as pessoas!

Beijo no coração de todos!!

"Nossa, você lê super bem, sabia!?"

Abraço,
Marcos Angelo

4 comentários:

raquelrojas disse...

Hola,me gusta tus reflexiones,tambien creo que pocas son las personas que saben agradecer un elogio,muchas veces tengo miedo de elogiar a la persona equivocada que mal interpreta y como soy casada me crea aveces muchos problemas por culpa de las mentes morbosas..El elogio es aquel que te da animo y ganas de comenzar cuando todo parece estar perdido.

raquelrojas disse...

ame tus reflexiones,el elogio te da animo y voluntad de continuar lo que has iniciado sin importar los fracasos..aveces tengo miedo de elogiar a la persona equivocada que mal interpreta un elogio, porque soy casada y suele crear problemas..hay muchas personas que tienen la mentalidad morbosa.

Ana Paula Costa disse...

Olá!
Cria um estímulo pra viver a vida com mais cores e sabores!!
Adorei!!
Beijo,
Ana Paula Costa

Lidiane Franqui disse...

Olá Marcos,

Adorei o seu artigo! Tenho um blog também e estou fazendo um artigo sobre a "Valorização do outro" e claro que nisso está incluído o elogio. Navegando encontrei seu texto e adorei. Você tem toda razão. Elogiar engradece a pessoa que recebe e também a que doa.
Obrigada pelas palavras. Vou deixar um link para seu artigo no final do meu, recomendando que os leitores leiam também. Grande abraço e fique certo de que você escreve muito bem!

Abraços! :)

Postar um comentário