sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Dicas de Segurança

Dicas de Segurança - Não seja você a próxima vítima.

1- Evite usar jóias no dia-a-dia. A ostentação é um grande alvo da violência.

2- Faça uso dos itens de segurança de seu veículo, use sempre as trancas de segurança e mantenha seus vidros fechados.

3- Não dirija após ter bebido, alem de está desrespeitando o código nacional de trânsito, inibe os reflexos, tirando sua atenção. Bandidos agem, em 90% dos casos, na distração e no descuido de suas vítimas.

4- Não deixe nada aparente que desperte interesse de curiosos no interior do veículo.

5- Cuidado ao parar em sinal (semáforo), o ideal é ir diminuindo a velocidade lentamente, e pare a uma certa distância da faixa de pedestre ou de outro veículo, distante da calçada.

6- Evite a todo custo à rotina, esta é responsável pela maioria dos assaltos, furtos e seqüestros.

7- Procure sempre estar informado de acontecimentos locais através de noticiários em rádios e telejornais.

8- Ponha na memória de seu celular, telefones de emergências, como da polícia.

9- Cuidado com estranhos próximo ao seu veículo estacionado. Caso haja desconfiança chame a polícia.

10- Tenha sempre em seu chaveiro, fácil acesso da chave do carro e da tranca.

11- Evite andar com documentos originais (ande sempre que possível com xérox autenticada).

12- Nunca ande com todo talão de cheques na carteira, faça opção de andar somente com o número de cheques que irá utilizar no dia, isso serve também para o uso de cartões de crédito e cartão de banco.

13- Não reaja a assaltos, a não reação imediata não significa ausência de coragem, e sim, demonstração de inteligência. A não reação trás um aumento de 92% de chance de se escapar ileso de um assalto.

14- Em caso de tiroteio, o lugar mais seguro é o chão, se arrastando em seguida para um lugar mais protegido, ou seja, atrás de qualquer coisa que sirva como escudo (carro, pilastra, parede, etc.).

15- Evite caixas eletrônicos após 18h00min. A maioria dos assaltos nestes locais acontece após este horário.

16- Cuidado ao utilizar táxi, o ideal é que peça pelo telefone, certificando-se pelo atendente da prestadora de serviço o número da placa do táxi que virá a seu encontro.

17- Muita atenção ao se aproximar do local onde mora, verificando se não há alguma movimentação diferente, se existe pessoas ou carros estranhos, principalmente parados próximo ou em frente a sua casa. Se houver, não entre. Procure ajuda.

18- Cuidado com informações pessoais ao telefone, existe vários tipos de golpes para coletarem dados objetivando um possível ataque.

19- Evite transitar em lugares de pouca movimentação, principalmente à noite.

20- Não pare em local onde haja movimentação “estranha/suspeita”. (procure sempre um lugar seguro).

21- Faça suas programações preferencialmente de dia, opte para programações noturnas quando estiver com grupo de amigos e de preferência acompanhado de no mínimo mais dois carros, mantendo uma certa distância uns dos outros, de maneira em que possam se ver, todos os carros com celular, para que qualquer sinal de emergência possa pedir ajuda (Ver item 8)

22- Cuidado ao atender campainhas, mantenha a distância, seja breve e objetivo em seu atendimento.

23- Não dê assunto a estranhos, não se deixe envolver com aparência e/ou conversas.

24- Procure obter o máximo de equipamentos de segurança possível, ou seja, “Alarmes contra roubo; circuito fechado de TV; cerca de segurança em muros; porteiro eletrônico; fechaduras eletromagnéticas; grades de segurança em portarias e janelas; Projetos patrimoniais direcionados à segurança contra invasões; pessoal devidamente treinado; entre outros”.

25- Mantenha uma carteira extra em seu veículo, para que você possa entregá-la ao bandido no caso de uma abordagem.

26- Uma conta bancária sem talão de cheques, somente com cartão de retiradas, com baixo valor, para salvaguardar seqüestros relâmpagos. É uma boa opção de proteção de suas finanças.

27- Lembre-se ao sair ou entrar em casa, todo cuidado é pouco.

28- Antes de abrir a porta ou portão verifique se não há pessoas por perto.

29- Procure entrar ou sair o mais rápido possível.

30- Nunca deixe seu veículo estacionado e ligado esperando que você abra ou feche o portão de sua garagem, pois os bandidos são imprevisíveis e rápidos.

31- Quando for viajar, evite fazer comentários sobre sua viagem com pessoas desconhecidas.

32- Viajando peça a uma pessoa de sua confiança que visite sua casa e mostre algum movimento enquanto você estiver fora, peça para ele recolher suas correspondências, e, mantenha a calçada e os jardins limpos; quanto a jornais e revistas é melhor suspender a entrega.

33- Nunca deixe luzes acesas, pois além de evidenciar a ausência dos moradores, caso o ladrão entre, terá facilidade em seu objetivo.

34- Quem mora em edifícios deve solicitar à portaria que receba as encomendas. Jamais permita que o mensageiro tenha acesso ao seu apartamento, mesmo que tenha empregados, e nunca deixe as chaves da residência na portaria.

35- Os empregados só precisam ter acesso às chaves das dependências em que eles fazem serviços. As outras podem ficar trancadas e com alarmes.

36- Verifique se os equipamentos de segurança de sua casa estão funcionando em perfeitas condições.

37- Em viagens internacionais não esqueça de providenciar seguro saúde e seguro bagagens.

38- Em locais públicos (mesmo em cidades pacatas) procure andar apenas com a quantia de dinheiro necessária, e lembre-se não ostente objetos que possam chamar atenção.

39- Caso você seja um comerciante evite andar com as chaves do seu estabelecimento em chaveiros que identifique o seu endereço; pois caso você venha a perder, não será difícil à pessoa que encontrou entrar em seu patrimônio.

40- Siga estas orientações, e evitará grandes transtornos em sua vida. Para um resultado mais eficiente em sua proteção, contrate um especialista em segurança.

Boa sorte!!!

Marcos Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário